Plantio de Tamani na Fazenda Cabeceira do Prata

Colaboradores da Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizaram no dia 1º de abril o plantio do capim BRS Tamani no piquete Jatobá.

O plantio foi realizado em um período de previsão de chuva, onde no dia 4 de abril foi registrado 36 milímetros de chuva, o que fez muito bem à germinação.

A área foi corrigida com calcário e gesso. Foi jogado 200 kg de NPK 20-10-20 com ureia protegida.

O pasto será utilizado por carneiros, cavalos e, eventualmente, vacas de leite.

tamani_22_04_17_1 tamani_22_04_17_2

Sobre

A cultivar BRS Tamani (Panicum maximum – híbrido BRS Tamani) foi lançada em 2015 pela Embrapa. É o primeiro híbrido de Panicum maximum da Embrapa, resultado de um cruzamento realizado na Embrapa Gado de Corte em 1992. Apresenta como características porte baixo, com alta produção de folhas de alto valor nutritivo (elevados teores de proteína bruta e digestibilidade), produtividade e vigor, sendo de fácil manejo e resistente às cigarrinhas das pastagens.

Sua alta qualidade e adaptação faz com que seja indicada para engorda de gado bovino, principalmente no bioma cerrado, sendo uma opção para para diversificação de pastagens em solos bem drenados. (Informações Embrapa)

tamani_onde_plantamos_na_mao

Fazenda embarca exemplares da raça Girolando para nova proprietária em MS

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou no dia 19 de abril o embarque de dois exemplares da raça Girolando para sua nova proprietária, Adriana Siqueira Teles Queiroz, com propriedade rural em Terenos (MS).

Adriana adquiriu duas vacas Girolando, paridas de macho, ofertadas no 2º Leilão Gir e Girolando Genética Aditiva, realizado no dia 5 de abril deste ano.

Foram elas:

– Esbelta FIV Planet Cabec. do Prata, filha de Ensenada Taboo Planet-ET X Celestial Villefort. Meio sangue. Parida de macho em 13/09/2016. Esbelta teve última pesagem oficial 16,7 kg leite.

– Escócia FIV Planet Cabec. do Prata. Também filha de Ensenada Taboo Planet-ET X Celestial Villefort. Parida de macho desde 14/09/2016. Escócia teve seu último controle oficial 14,75 kg leite.

O transporte ficou a cargo da empresa Transema.

Veja as fotos:

embarque_girolando_2 embarque_girolando_3 embarque_girolando_4

Fazenda embarca touro Gir para Jaraguari (MS)

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou no dia 19 de abril o embarque do touro da raça Gir Leiteiro, Embalo FIV Cabec. do Prata, para seu novo proprietário André Luiz Garcia Braz, com propriedade rural em Jaraguari (MS).

Embalo é filho do grande Modelo de Brasília, pai de vários touros provados e vacas de renome nacional como Fabrica, Setiba e Tapuia. Imprime ótimos ubres às suas filhas. Sua mãe Barbara TE de Brasília tem lactação 7,657 kg, uma filha da renomada Oferenda de Brasília, grande matriarca da fazenda Brasília.

Veja as fotos:

embalo_1 embalo_2 embarque_embalo1

 

Fazenda realiza nova etapa da 13ª FIV

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 13 de abril a visita do médico veterinário Merlison Pedroso e do Técnico de Laboratório Felipe Zanenga da empresa Embriza Biotecnologia.

Acompanhados pelo médico veterinário Ivan da Mata, eles realizaram a transferência de 67 embriões aspirados na 13ª FIV.

Os acasalamentos da 13ª FIV foram entre:

REM Tally X Capital Gain SX;
REM Torre X Doorman SX;
Grécia de Brasília X Doorman SX;
Etiqueta de Brasília X C.A. Sansão;
Dicaeli Villefort x C.A Sansão;
Baronesa x Capital Gain SX;
Itaipava de Brasília x Capital Gain SX;
Lindoia de Brasília X Saloon SX;
Jarana de Brasília x Saloon SX;
Dabra Villefort x Saloon SX;
Bárbara TE de Brasília x Saloon SX;
Califórnia Cabec. do Prata x Saloon SX;
Caprichada FIV Cabec. do Prata x Saloon SX.

Veja as fotos:

FELIPE (1) FELIPE (2) MERLISON (1) MERLISON_IVAN (1) MERLISON_IVAN (2)

Fazenda e Genética Aditiva participam do III Leilão Girolando TOP Leite MS

A Fazenda Cabeceira do Prata e a Genética Aditiva irão ofertar três novilhas da raça Girolando no 3º Leilão Girolando TOP Leite MS, remate que acontece no Tatersal Hélio Martins Coelho da Acrissul, em Campo Grande (MS), no sábado, 8 de abril, a partir das 13 horas.

São elas:

Lote 36 – Galena FIV Wildman. Filha de LADYS MANOR WILDMAN-ET, touro considerado Rei dos Torneios Leiteiros. Suas filhas são destaques, como Candeia Wildman recordista novilha ½ com produção de 21.501 Kg de leite em sua primeira lactação e recordista para primeira cria no torneio leiteiro da ExpoAgro, em Franca (SP), com produção média de 81.210 kg/leite/dia conseguindo o feito de 2 vezes recordista mundial. Pai ainda de grandes animais premiados recordistas de preços e produção como BELDADE WILDMAN TE TANNUS e várias outras grandes matrizes. Na linha baixa Derbati Villefort, filha do provado Jaguar TE do Gavião x Emoção TE de Brasília, melhor da tradicional linhagem da Fazenda Brasília, com o provado Meteoro e Liberdade. Derbati tem lactação de 4.916 kg/leite em 365 dias.

Lote 37 – Fortuna FIV Wildman. Filha de LADYS MANOR WILDMAN-ET, touro considerado Rei dos Torneios Leiteiros. Suas filhas são destaques, como Candeia Wildman recordista novilha ½ com produção de 21.501 Kg de leite em sua primeira lactação e recordista para primeira cria no torneio leiteiro da ExpoAgro, em Franca (SP), com produção média de 81.210 kg/leite/dia conseguindo o feito de 2 vezes recordista mundial. Pai ainda de grandes animais premiados recordistas de preços e produção como BELDADE WILDMAN TE TANNUS e várias outras grandes matrizes. Na linha baixa Derbati Villefort, filha do provado Jaguar TE do Gavião x Emoção TE de Brasília, melhor da tradicional linhagem da Fazenda Brasília, com o provado Meteoro e Liberdade. Derbati tem lactação de 4.916 kg/leite em 365 dias.


Lote 38 – Grega FIV Wildman. Filha de LADYS MANOR WILDMAN-ET, touro considerado Rei dos Torneios Leiteiros. Suas filhas são destaques, como Candeia Wildman recordista novilha ½ com produção de 21.501 Kg de leite em sua primeira lactação e recordista para primeira cria no torneio leiteiro da ExpoAgro, em Franca (SP), com produção média de 81.210 kg/leite/dia conseguindo o feito de 2 vezes recordista mundial. Pai ainda de grandes animais premiados recordistas de preços e produção como BELDADE WILDMAN TE TANNUS e várias outras grandes matrizes. Na linha baixa Duida Villefort, filha do provado Jaguar TE do Gavião x Emoção TE de Brasília, melhor da tradicional linhagem da Fazenda Brasília, com o provado Meteoro e Liberdade. Duida tem lactação de 4.171 kg/leite em 365 dias.

O 3º Leilão Girolando TOP Leite MS irá ofertar 45 lotes entre vacas e novilhas prenhes ou em lactação além de bezerras de FIV.

O evento, promovido pelo Núcleo de Criadores de Girolando MS, contará com a participação dos criadores: Genética Aditiva, Fazenda Cabeceira do Prata, Fazenda Belas Artes, Genética Moura Leite, Fazenda Embriza, Girolando Estância Maria, Girolando Kikinando, Girolando Pantanal e Girolando Real.

Participe!

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3342-9287 e (67) 9 8152-1301.

Fazenda embarca vacas leiteiras para Bonito (MS)

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou nesta quarta-feira (28) o embarque de três vacas leiteiras para a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo localizado em Bonito (MS).

O objetivo é aumentar a produção de leite na Mimosa.

Foram embarcadas:

Receptora, prenha de Darin FIV Cal; Neguinha, também prenha de Darin FIV Cal e Guacheira.

Segundo colaboradores da fazenda, após o parto, Receptora e Neguinha devem produzir cerca de 8 kg de leie por dia.

O objetivo é aumentar a produção de leite na Mimosa.

O frete foi realizado por Tiago Duarte.

Veja as fotos:

20170329_122941 20170329_123002 20170329_123437 Tiago Duarte Fretes

Fazenda realiza casqueamento em 22 cavalos

No dia 21 de março foi realizado novo casqueamento em cavalos na Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS). 17 exemplares da raça Crioula e cinco cavalos comuns passaram pelo procedimento junto ao profissional Paulo Cristiano F. Mendonça.

Da raça Crioula foram casqueados os seguintes cavalos:

Encomenda EFC, Estampa EFC, Xacareira do Itapororó, Delícia EFC, Deusa EFC, Haste da Reservada, As Malke Algazarra, Celeste EFC, Dilema 835 Maufer, Guria 1207 Maufer, Gaivota do Tambaé, Camélia EFC, Herança do Mano a Mano, As Malke Jangada, Xote Antigo do Itapororó e dois exemplares da raça Crioula da Genética Aditiva, Bandida e Surya.

Já os cavalos comuns casqueados foram Batatinha, Mini, Barrama, Neguinha e Roxinha.

O procedimento tem objetivo de prevenir ou reduzir a ocorrência das doenças dos cascos.Casqueamento_fazenda_21 de março

Éguas da raça crioula serão ofertadas em leilão na Expogrande 2017

Acontece no dia 1º de abril, a partir das 20 horas (horário de Brasília), o 3º Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados. O remate integra a programação da Expogrande 2017 e será realizado no Tatersal de Elite da Acrissul, em Campo Grande (MS).

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) ofertará três éguas da raça Crioula durante o evento. São elas:

Delícia EFC (Lote 10): Nascida em 21 de outubro de 2013. Filha de Los Pillanes Araucano x Escarapela 939 Maufer. Égua de boa alçada, com bom comprimento de corpo. Domada. Pronta para iniciar nas pistas de laço.

Xacarera do Itapororó (Lote 11): Nascida em 16 de outubro de 2011. Filha de Dolffo do Itapororó x Jornada de Santa Angélica. Égua muito bem domada, de espetacular temperamento. Um animal de grande consistência genética a ser incorporada no seu plantel.

 

Encomenda EFC: Nascida em 18 de dezembro de 2014. Filha de Xote Antigo do Itapororó x Sina Sina da Tuna. Potranca destaque deste leilão, animal com bastante volume, excepcional tórax e costela. Bom selo racial. Com apenas dois anos atingiu todas as medidas de confirmação. Potranca com futuro promissor tanto nas pistas de laço quanto para cria.

Informações sobre o remate estão disponíveis no site abaixo:

http://www.geneticaaditiva.com.br/portaldevendas/evento/3-leilao-raca-crioula-genetica-aditiva-e-convidados

Participe!

Éguas da raça crioula participam de Morfologia em MS

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) estará presente na 5ª Exposição Morfológica, evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalo de Crioulo de Mato Grosso do Sul (NCCCMS) com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O evento será realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), nos dias 31 de março a 2 de abril, dentro da programação da 79ª Expogrande 2017.

Participam da morfologia quatro exemplares da raça crioula da fazenda. São elas: Delícia EFC, Encomenda EFC, Xacarera do Itapororó e Estampa EFC.

Veja as fotos:

Delicia EFC
Delicia EFC
Xacarera do Itapororó
Xacarera do Itapororó

 

Encomenda EFC - Potranca destaque deste leilão, animal com bastante volume, excepcional tórax e costela. Bom selo racial. Com apenas dois anos atingiu todas as medidas de confirmação. Potranca com futuro promissor tanto nas pistas de laço quanto para cria. Filha de Xote Antigo de Itapororó, cavalo este, neto do craque Registro de Mérito, Macanudo do Itapororó em uma base de Mañanero Zapatazo.
Encomenda EFC.