Empresa realiza 17ª FIV na Fazenda

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) recebeu no último fim de semana a visita do Médico Veterinário Danilo, da In Vitro Brasil, que realizou a 17ª FIV – Fertilização in Vitro – Transferência de Embriões – de 112 embriões da raça Girolando e 130 embriões da raça Nelore

O procedimento foi acompanhado por Flávio Sandim, zootecnista da Genética Aditiva, empresa de melhoramento genético, localizada em Campo Grande (MS).

Os animais que irão nascer são de propriedade da Genética Aditiva.

Veja as fotos:

WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.10.39 (1) WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.10.42 WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.10.47

Técnico da ABCCC realiza procedimentos na Fazenda Cabeceira do Prata

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) recebeu no último fim de semana a visita do Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Fagundes Sant’Anna.

Rafael realizou a resenha, registro e avaliações em exemplares da raça Crioula. Foram eles:

Camélia EFC; Celeste EFC; Destemido EFC; Deusa EFC; Escultura EFC; Estampa EFC; Estrela EFC; Facebook EFC; Fronteira EFC; Fortuna EFC; Faceira EFC; Foguete EFC; Federal EFC; Graciosa EFC; Gaúcho EFC; Globeleza EFC; Gatinha EFC; Guanabara EFC; Gol EFC; Guavira EFC; Gaudério EFC; Galope EFC; Ganadero EFC; Gaúcha EFC; Guitarra EFC; Hércules EFC; Hortelã EFC; Harmonia EFC; Heroína EFC; Havaiana EFC; Huck EFC; História EFC; Hosana EFC; Habilidosa EFC; Homer EFC; Hermosa EFC;  Holanda EFC; Haste da Reservada; Xote Antigo do Tapororó; As Malke Algazarra; Guria Maufer; As Malke Ventana; Herança do Mano a Mano; Escarapela Maufer; Dilema Maufer; Estrepulia da Jacuí; Sina Sina da Tuna; As Malke Jangada; Preciosa da Badana e outros três animais.

Veja as fotos:

WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.05.35 WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.05.53 WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.05.59 WhatsApp Image 2018-01-12 at 19.06.18

Plantio de eucalipto em sistema silvipastoril na Fazenda Cabeceira do Prata

Colaboradores da Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizaram no dia 28 de dezembro de 2017 o início do plantio de eucalipto citriodora (Corymbia citriodora) no piquete da cana.  O plantio faz parte do sistema silvipastoril implantado na fazenda, nos quais forrageiras e/ou animais e árvores são cultivados, simultânea ou sequencialmente, na mesma unidade de área.

Será utilizada uma área de 2,5 hectares. O plantio será realizado com um espaçamento de 3 metros x 12 metros, que permitirá a entrada da luz solar no local mantendo assim o capim por baixo das árvores. “Dessa forma poderemos utilizar o pasto para o gado quando as árvores atingirem um tamanho resistente”, revela Teódison Gonçalves, gerente da fazenda.

A expectativa é plantar cerca de 500 mudas no local. De início foram plantadas 200 mudas e o terreno está sendo preparado para o plantio de mais 300.

Segundo informações de Teódison Gonçalves, a preparação do local consiste na realização do coroamento de 1 m x 1 m; fazer cova; misturar compostagem na cova; realizar o plantio. Após esses passos é realizado o roçamento do espaçamento entre uma muda e outra e, para finalizar, adiciona-se palha de capim em volta da muda.

Objetivo desse plantio é produzir lenha para o uso na casa do doce.

Veja as fotos:

eucalipto_citriodora_1 eucalipto_citriodora_2 eucalipto_citriodora_3 eucalipto_citriodora_4

 

Nasce Holanda EFC; confira

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) registrou no dia 29 de dezembro o nascimento de nova potra da raça Crioula, filha de Guria 1207 Maufer x Xote Antigo do Itapororó. Trata-se de Holanda EFC (RP 58).

Guria é filha de Mananero Jalisco x Notícia Charrua, que descende de La Invernda Hornero, que foi finalista do Freio de Ouro e Grande Campe ã em Rio Grande.

Já o garanhão Xote Antigo do Itapororó é filho de Roncador do Itapororó X Pitinga do Itapororó. Chileno puro.

Nasce nova potra da raça Crioula; confira

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) registrou no dia 10 de dezembro o nascimento de nova potra da raça Crioula, filha de As Malke Ventana x Xote Antigo do Itapororó. Trata-se de Hermosa EFC.

Ventana é filha de BT Hospedeiro X Urtiga 2424 da Tradição. Pedigree que remonta a genética campeã de Sedutor, através de Hospedeiro, avô materno da ganhadora da Credenciadora de Inéditos de Balsa Nova 2012, Divisa de Los Campos.

Já o garanhão Xote Antigo do Itapororó é filho de Roncador do Itapororó X Pitinga do Itapororó. Chileno puro.

Veja a foto:

DSCN9474

Colaborador da Fazenda recebe certificado da Zoetis

O colaborador da Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS), Caciano Chaves, recebeu na última segunda-feira (2) o Certificado do Treinamento sobre Aplicação da Vacina de Imunocastração Bopriva.

Bopriva é uma vacina capaz de estimular o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos específicos contra o hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), e com isso inibe temporariamente a produção de testosterona. Não tem qualquer atividade hormonal e não é castração química.

Caciano participou do curso em agosto de 2017, ministrado pelo veterinário do laboratório Zoetis, Leandro R. Lanzone, que fez a entrega pessoalmente do documento.

WhatsApp Image 2018-01-02 at 11.38.45 WhatsApp Image 2018-01-02 at 11.38.46

Fazenda embarca touros para Norte do país

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) realizou nesta sexta-feira (15) o embarque de três touros da raça Gir Leiteiro para o norte do país.

Dinil Gomes da Silva, proprietário da Fazenda Bela Vista, em Parintins (AM), adquiriu dois exemplares. Foram eles: Festeiro Cabec. do Prata (LLSE 144), filho de Falcon FIV de Brasília X Disciplina FIV Cal; e Faixa Preta Cabec. do Prata (LLSE 152), filho de Tabu TE Cal x Cereja FIV Cabec. do Prata.

Já Isaías França, proprietário da Chácara Profeta, localizada em Monte Alegre (PA), comprou o touro Faceiro Cabec. do Prata (LLSE 151), filho de Diamante TE de Brasília x Dádiva Cabec. do Prata.

Embarque touros Gir_fazenda

Invernada Bocaiúva recebe primeiro pastejo

Após a reforma de pastagens realizada na Invernada Bocaiúva na Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS), o local recebeu seu primeiro pastejo.

As correções do solo foram feitas com calcário, gesso e adubação e plantado o pasto piatã.

Foram colocadas 100 novilhas em 17 hectares de pasto, na última quarta-feira, 13 de dezembro.

Invernada Bocaiúva

Fazenda registra novos nascimentos de cavalos crioulos

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) registrou no dia 05 de dezembro o nascimento de dois exemplares de cavalos da raça Crioula.

Nasceu Habilidosa EFC, filha de Celeste x Sargento do Itapororó, considerado um dos grandes exemplares da raça, avaliado em R$ 720 mil, após a venda de 10 cotas durante leilão promovido em novembro pela Cabanha do Itapororó.

Outro registro foi o nascimento de Homer EFC, filho de Estrepulia do Jacuí x Xote Antigo. Veja as fotos:

Homer, filho de Estrepulia x Sargento do Itapororó.

Homer, filho de Estrepulia x Xote Antigo do Itapororó .

DSCN9459