Fazenda adquire carneiros Texel

A Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 9 de maio o lote com 60 fêmeas de carneiros da raça Texel, sendo 50 matrizes e 10 borregas de ano.

A raça Texel é originária da ilha de mesmo nome, na Holanda. Segundo a tradição da região, provavelmente foram utilizados reprodutores Leicester, Border Leicester e Lincoln, sendo que também é provável que tenham feito algum uso de carneiros Southdow, Hampshire e Wensleydale. Entretanto, de todas as raças utilizadas, parece que a Lincoln é a que mais influenciou na formação do Texel.

Aspecto geral: Ovino de tamanho médio, tendendo para grande, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta, evidenciando vigor, vivacidade e uma aptidão predominantemente carniceira. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã, pois, a par de uma carcaça de ótima qualidade e peso, produz ainda apreciável quantidade de lã.

Aptidões:

Rústica, produzindo bem no sistema extensivo e semi-intensivo. Produz um ótima carcaça, com gordura muito reduzida.

Precoce, pois em condições de pastagens, entre os 30 e 90 dias de idade, os cordeiros machos têm ganhos de peso médio diário de 300g e as fêmeas de 275gramas. Aos 70 dias de idade, os machos bem formados atingem 27 Kg e as fêmeas, 23 Kg.

Atinge índices de nascimento de 160%, tendo atingido na França índices de 190 até 200%.

Os carneiros atingem pesos de 110 a 120 Kg e as fêmeas adultas 80 a 90 Kg e, já tendo ultrapassado tais pesos, os carneiros tratados já atingiram 160 Kg e as ovelhas também tratadas, já atingiram mais de 100 Kg.

As fotos foram tiradas na fazenda de origem, em Chapadão do Sul (MS).

Facebook Twitter Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social links powered by Ecreative Internet Marketing