Cavalo Crioulo

O cavalo crioulo é um animal de boa estatura, muito inteligente e fácil de domar“, revela Eduardo Folley Coelho, proprietário da fazenda. Essas foram algumas da características que chamaram sua atenção, dando, assim, o primeiro passo para a criação da raça na propriedade.

Além da criação para fins comerciais, a fazenda utiliza animais da tropa Crioula para o passeio a cavalo no Recanto Ecológico Rio Prata, cujo percurso total, de cerca de 6,3 quilômetros, permite que o monitor compartilhe com os visitantes informações sobre a raça, ressaltando sua docilididade, resistência e força.

Para adquirir excelentes exemplares da raça, Eduardo conta com a consultoria de Rafael Sant´Anna e Carlos Loureiro de Souza, ambos integrantes da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O manejo sustentável dos animais é uma das práticas adotadas na propriedade, garantindo seu bem estar, seguindo as normas do Programa de Boas Práticas Agropecuárias – BPA, no qual a fazenda está inscrita.

A equipe responsável pelo manuseio dos animais participa constantemente de capacitações como Noções Básicas da NR31, Educação Amabiental no campo, além de curso específicos para equinos como o curso de Doma Racional ministrada pelo instrutor Reginaldo Soares Rodrigues, com o propósito de melhorar o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias e para passeio.

Alguns animais da cabanha

Barbicacho 30 do Trovador

Filho de Tormento da Badana x BT Caborteira, nascido em 20 de dezembro de 2005 e adquirido pela Fazenda Cabeceira do Prata em outubro de 2012. É o reprodutor chefe do criatório.
Ver premiações

Xote Antigo do Itapororó

Nascido em 14 de novembro de 2011. Filho de Roncador do Itapororó X Pitinga do Itapororó. Potrilho muito elegante, harmônico em suas linhas, com futuro promissor como pai e nas pistas. Chileno puro. Adquirido pela fazenda em abril de 2013.

As Malke Algazarra

Filha de As Malke Sedutor TE X As Malke Nobresa, uma das mais premiadas éguas da Cabanha As Malke, que foi Campeã Potranca Menor da Expointer e descende de BT Jurado, La Invernada Hornero, Piava Onza, entre outros. Nascimento: 05/11/2011.

As Malke Algazarra chegou no dia em maio de 2014 na Fazenda Cabeceira do Prata, e segundo informações do Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rafael Fagundes Sant’Anna, é a única filha de As Malke Sedutor no Mato Grosso do Sul.

As Malke Jangada

Nascida em 13/09/1999 é filha de BT Jurado x Pipoca 1662 da Tradição, que descende de Santa Elba Señuelo e La Invernada Aniversário. Conquistou o título de Reservada Campeã Égua com cria na Exposição Morfológica Passaporte, realizada durante a Expogrande 2014, em Campo Grande (MS).

Preciosa da Badana

Foi adquirida em novembro de 2012 pela Fazenda Cabeceira do Prata. Nascida em 10/11/1994, é filha de Guampa Tarrudo X Margarida do Capão Grande. É mãe de Lanceiro da Badana Cavalo que possui 108 pontos no registro de mérito, sendo Reservado Campeão Potranco Maior na Expointer e Grande Campeão em Pelotas e Arroio Grande.

Fiesta de São Pedro

Nascida em 13/11/2012 é filha de Pampa de São Pedro x Namorada de São Pedro. Pertencia à Estância GAP/São Pedro e foi adquirida pela Fazenda em leilão realizado em abril de 2013.

Pampa de São Pedro foi premiado em importantes provas da raça Crioula como 1º lugar Freio de Ouro na Expointer; 1º Prêmio Potranco Menor Morfologia Passaporte em Santa Maria; 1º lugar na Classificatória FICCC, entre outras conquistas.

Sua mãe, Namorada de São Pedro recebeu o prêmio de 1º lugar Categoria Potranca Maior na Morfologia Passaporte em Uruguaiana; 2º Prêmio Categoria Égua Menor na Morfologia Expointer; 3º Prêmio Categoria Potranca Menor na Morfologia Expointer.