Gir Leiteiro

A raça Gir Leiteiro desperta a atenção dos pecuaristas pela sua aptidão leiteira, produção de carne, rusticidade, vigor bem como o temperamento dócil, o que favorece o manejo dos animais, características que levaram à expansão da criação no Brasil.

Possui características raciais peculiares como pelagem vermelha ou amarela em combinações típicas da raça: gargantilha, chitada, rosilha e moura, sempre sobre pele bem pigmentada.

É a principal raça zebuína utilizada para cruzamentos com o objetivo de produzir animais leiteiros.

A criação de gado Gir Leiteiro na Fazenda Cabeceira do Prata começou em 2010 com a aquisição de animais provenientes do plantel Gir Villefort que tem como base genética dos principais criatórios do país como a Fazenda Calciolândia, Fazenda Brasília, Estância Jasdan e Fazenda Poções.

Em janeiro de 2011 foi realizada a 1ª Fertilização In Vitro – FIV, procedimento que continua nos dias atuais, com a intenção de transmitir aos seus descendentes qualidade genética.

Alguns animais

Darin FIV Cal

Filho do consagrado Radar dos Poções com a Perfumada TE da CAL Darin FIV Cal nasceu em 22 de setembro de 2010 e apesar da pouca idade é detentor de diversos títulos importantes para a raça.

É o 7º Touro no Ranking 2012 dos melhores machos nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL.

Foi premiado em 7 exposições importantes, totalizando 916,60 pontos e premiado como Campeão Júnior Maior na Expoleite Uberaba 2012.

Em 2013 conquistou o título de Campeão Melhor Macho durante a Feira Agropecuária de Campo Grande – EXPOGRANDE.

Itaipava de Brasília

Fêmea nascida em 26/06/2009.VGE: 1.232,2 Kg de leite. Filha de Modelo TE de Brasília x Ficção FIV de Brasília. Seu pai touro provado, Grande Campeão Nacional Expomilk/01. Sua mãe ultrapassou os 12.400 Kg de leite (1º lactação real), sendo descendente de uma das principais famílias de todo o Gir Leiteiro (Família Luzíada).

Injeção de Brasília

Nascida em 23/04/2009. VG Estimado: 1.178,9 Kg de leite. Filha de C.A Sansão x Figura de Brasília. Na linha alta o penta-campeão EMBRAPA/ABCGIL e tri-campeão ABCZ / UNESP. Na linha baixa, jovem doadora que ultrapassou os 10.000 de lactação ajustada, sendo uma descendente direta do touro Provado Meteoro com excepcional Bossa-Nova (campeã vaca jovem do torneio leiteiro Expozebu 2006).
Injeção foi o primeiro animal da raça Gir adquirdo da Fazenda Brasília.

Derbati Villefort

Nascida em 08/08/2009. Filha de Jaguar TE do Gavião X Emoção TE de Brasília. Na linha alta, o provado Jaguar (4º touro em 203 avaliados). Na linha baixa, o melhor da tradicional linhagem Brasília, com o provado Meteoro e Liberdade, doadora que ultrapassou os 13.000kg de leite.