Nilson Dornellas ministra curso de doma na Fazenda Cabeceira do Prata

Colaboradores da Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS), uma das propriedades da Genética Aditiva, participaram nos dias 21 a 25 de outubro do curso de Doma, ministrado por Nilson Dornellas de Oliveira, conhecido como “encantador de bois”, que ensina que o manejo tem a ver com o bem-estar animal. O trabalho envolve conquista e compreensão do gado.

Dividido em etapas, a capacitação iniciou com a parte teórica na qual Nilson compartilhou informações sobre manejo e apresentação do gado leiteiro. Na sequência, os colaboradores partiram para a parte prática para aprender a conquistar os animais. Já no terceiro dia do curso, as novilhas pré-parto foram levadas para a casa da ordenha, obra que está em finalização, onde foi feita adaptação dos animais com o novo local. Usando a técnica do curso, os animais passaram várias vezes pela contenção da ordenha, com muita paciência.

No quarto dia de capacitação, os colaboradores passaram os animais no carrossel por diversas vezes e posteriormente, um a um descendo ao fosso para que os animais se adaptem a presença das pessoas. Durante a ação foi utilizando todas as técnicas aprendidas durante o curso, com o objetivo de manter a tranquilidade e bem estar dos animais.

De acordo com Nilson, a semana foi de muito aprendizado. “Esse curso foi um aprendizado muito grande, já que era a inauguração de uma sala de ordenha, que ainda não está toda concluída. Fizemos adaptação de ordenha dos animais adultos e em outro grupo realizamos a doma, no qual observamos temperamentos diferentes, alguns animais mais calmos, criados no manejo da ordenha e outros um tanto mais ariscos, criados ao pé de receptoras”.

Ressaltou também o comprometimento da equipe da fazenda. “Fiquei encantado como a maioria está envolvido, a turma com muita vontade de aprender, fazendo muitas perguntas e um ambiente de trabalho muito gostoso. Pessoal numa alegria muito grande, divertindo e produzindo”.

Facebook Twitter Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social links powered by Ecreative Internet Marketing